Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma alma seca - Rute 1

 

     O livro de Rute narra a encantadora história de uma mulher que decide abandonar seu povo, deuses e sonhos para cuidar e amparar sua sogra. Percorreremos os quatro capítulos deste livro e postaremos as lições aprendidas. De certo, este incrível enredo de novela aponta para o Deus que é misericordioso, para o amor fiel em prática e para as recompensas das boas escolhas. Acompanhe o primeiro capítulo:
   

"Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,Noemi disse às duas noras: "Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido". Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem altoe lhe disseram: "Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! "Disse, porém, Noemi: "Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! "Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.Então Noemi a aconselhou: "Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! "Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! "Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. "Será que é Noemi? ", perguntavam as mulheres.Mas ela respondeu: "Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! "Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada." Rute 1 (NVI)

     Tudo acontece na época dos juízes onde não havia rei em Israel e cada um fazia o que achava certo. Até que houve fome na terra e a família de Noemi foi viver na terra dos moabitas, que eram vistos com maus olhos pelos israelitas (os moabitas eram descendentes do incesto de Ló citado em Gn 19.6-38). E ali, nas terras de Moabe, Noemi enfrenta verdadeiras tragédias: seu esposo morre e, passado algum tempo, seus dois filhos morrem. Só lhe restam as duas noras, Rute e Orfa. Na sociedade patriarcal em questão, o marido era o provedor, ficando a mulher dependente dele para seu sustento básico. Logo, Noemi encontrava-se desamparada financeiramente, e, por certo, já não era jovem para que se casasse novamente e gerasse filhos que lhe sustentassem e reivindicassem as terras e o nome de seu esposo. Sabendo que em seu povo, o povo escolhido de Deus, a fome já cessara e que desfrutavam de tempos melhores, Noemi decide retornar à sua terra. O versículo 6 mostra de forma interessante que Noemi sabia que a fartura do seu povo provinha das bençãos de Deus em seu favor. Ela começa a dar mostras de sua fé no único Deus.
     Decidida, Noemi se despede de suas noras rogando a Deus que as abençoasse e providenciasse novos lares para ambas. Orfa volta para sua família, mas Rute, abrindo mão das esperanças que o futuro pudesse lhe trazer, escolhe permanecer com Noemi e cuidar dela. Numa linda declaração de amor à sogra, ela afirma que considerará o seu povo e o seu Deus, Yahweh, como sendo dela e deixa claro sua lealdade à sofrida e amarga Noemi, que perdera tudo o que tinha.
     Embora Noemi creditasse todos os acontecimentos ao seu Deus e desse mais mostras de sua fé  (nos versículos 6,9,13,20,21), nela não havia esperanças ou sonhos quanto ao futuro, sua amargura e tristeza se tornaram latentes. Pela experiência que passaram, estas mulheres aprenderam que Deus pode dar alegrias, mas que também permite que coisas desagradáveis e tristes ocorram, e que tudo parte de suas mãos. E neste momento, Noemi não conseguia enxergar além de seu sofrimento, ficando o futuro completamente nebuloso e terrível para ela. Apesar de sua fé, ela sofre pelo momento e pela incerteza.
     É verdade que nestas horas nem sempre somos otimistas. Exite uma teologia pregando que o cristão jamais deve sofrer, e caso sofra, jamais deve entristecer-se. Mas grande seria a hipocrisia de alguém que enfrenta a morte de entes queridos, doenças terríveis, catástrofes financeiras ou filhos que se perdem no mundo e diz não sentir dor ou não se questionar. Por natureza, ficamos aflitos. Sofremos. A grande lição ensinada por Noemi é que, apesar de toda a dor - e, sim, sua alma está seca - ela é consciente de quem trouxe a bonança e a desgraça, e, no momento do capítulo 1, ela não sabe o que resultará de sua fé. 
   Não deixe de acompanhar conosco o desenrolar desta história e aprender que o único Deus é misericordioso com seu povo e tem planos maiores que nossa mente limitada consegue ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário