Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um romance às escondidas - Rute 3

     Rute 1 apresenta uma mulher amargurada, seca, sem saber quais direções sua vida tomará, mas que em alguns pequenos versos mostra sua fé no Deus de seu povo. Rute 2 apresenta o Deus que derrama a benção e a  misericórdia àqueles que buscam refúgio debaixo de suas asas.  E Rute 3 mostra como Deus responde as orações usando iniciativas estratégicas humanas. De certo, este incrível enredo de novela aponta para o Deus que é misericordioso, para o amor fiel em prática e para as recompensas das boas escolhas. 

"Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para sua felicidade.
Boaz, aquele com cujas servas você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.
Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".
Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".
Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado.
Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se.
No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.
"Quem é você? ", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador. "
Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres!
Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu.
Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã".
Ela ficou deitada aos pés dele até de manhã, mas levantou-se antes de clarear a ponto de alguém poder ser reconhecido. Boaz pensou: "Ninguém deve saber que esta mulher esteve na eira".
Por isso disse: "Traga-me o manto que você está usando e segure-o". Ela o segurou, e o homem despejou nele seis medidas de cevada e o pôs sobre os ombros dela. Depois ele voltou para a cidade.
Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha? " Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,
e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: ‘Não volte para a sua sogra de mãos vazias’ ".
Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo". Rute 3 (NVI)
  
     No primeira versículo, Noemi nos relembra aquilo que tinha em mente desde o capítulo 1.9: que sua nora encontrasse outro marido. E ela insta com Rute para que se apresente a Boaz nesta noite, onde ele estaria limpando cevada na eira (uma provável alusão à comemoração pelo fim da colheita). 
   Rute segue à risca as palavras de Noemi e assim que Boaz se deita para dormir ela lhe descobre os pés e neles se deita. Em determinado ponto, Boaz acorda e a vê aos seus pés. Este é ritual um tanto estranho para nossa cultura, porém o seu significado está relacionado a um estado de compromisso, talvez como um noivado para nós, mostrando que Rute teria esta intenção para com Boaz. Noemi já havia percebido o clima de romance no ar, pois pela atenção especial e proteção à Rute, ela entendeu o interesse dele e aconselha Rute no sentido de corresponder às suas intenções, o que fica evidente no versículo 10 quando o próprio Boaz diz que, agindo dessa forma, ou seja, se dispondo a casar com ele, ela agia com bondade, já que poderia ter ido atrás de um homem mais jovem. Nesta hora, Boaz sente-se agraciado com o gesto de Rute. 
     Preservando-a do julgamento das outras pessoas, ele sugere que ela permaneça com ele até de manhã para não ser vista saindo dali. O texto não oferece nenhuma conotação sexual, até porque sabia-se que havia um outro parente mais próximo que deveria ser resgatador no lugar dele, logo o tal matrimônio não estava ainda confirmado. Novamente ele a protege e favorece, dando-lhe seis medidas de cevada para que levasse até Noemi. Por sua experiência, Noemi soube que ele não descansaria enquanto não resolvesse a questão com o outro resgatador.
     Em seu livro Teologia do Antigo Testamento, Paul House, nos esclarece que Deus responde às orações dando as oportunidades para a ação humana. Veja a tabela abaixo:



O desejo
A oportunidade
Rt 2.12 – o desejo de Boaz de que Rute encontrasse bênçãos sob as asas de Deus.
Rt 3.9 – a oportunidade que ele tinha de agir e abençoá-la.
Rt 1.8,9 – o desejo de Noemi de que Rute tivesse a segurança de um marido.
Rt 3.1-4 – a oportunidade que Noemi tinha de ajudá-la a encontrar um marido.
Rt 2.11,12 – a crença de Boaz de que Deus recompensa as boas escolhas.
Rt 3.10 – sua oportunidade de ver este mesmo Deus o recompensando pela bondade que estendeu a Rute


     Ainda sobre Boaz, House escreve "Novamente, todo o seu desejo por Rute é fundamentado nas suas convicções sobre seu caráter.  Ele escolhe uma "boa esposa" baseado em padrões de sabedoria (Pv 31.10-31) e inclui em sua generosidade aquela a quem e por quem Rute provou seu valor (Noemi)."
   Como casamentos poderiam ser diferentes se as mães apresentassem a seus filhos e filhas o modelo de caráter, fé e sabedoria que vemos em Boaz e os instruíssem a que fossem rapazes como ele ou que se casassem com rapazes como ele. 
     Sobre Deus e sobre nossas atitudes percebemos:
     Se Deus concede misericórdia ao humilde,  eu posso clamar a este Deus em momentos difíceis (desesperança, crises, cansaços físicos...);
     Se Deus honra as escolhas sábias que fazemos, eu posso obedecer sabiamente às suas instruções (ouvindo o que Deus diz na Palavra sobre quem namorar, como disciplinar e educar os filhos, como reagir em determinadas situações, como amar o próximo...);
     Se Deus oferece suas respostas através da iniciativa humana, eu posso confiar nelas e ficar atenta às oportunidades que Ele dá (mesmo que a espera seja longa, mesmo que a oportunidade pareça difícil e desgastante).
   O Deus que direciona a vida de Rute e Noemi é o mesmo Deus que está conosco todos os dias, protegendo e direcionando nossas histórias. Você pode ver a mão de Deus? Confira o desfecho deste romance na próxima postagem!



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário