Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uma história de redenção - Rute 4


" Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se ali exatamente quando o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz chamou-lhe e disse: "Meu amigo, venha cá e sente-se". Ele foi e sentou-se. Boaz reuniu dez líderes da cidade e disse: "Sentem-se aqui". E eles se sentaram. Depois disse ao resgatador: "Noemi, que voltou de Moabe, está vendendo o pedaço de terra que pertencia ao nosso irmão Elimeleque. Pensei que devia trazer o assunto para a sua consideração e sugerir-lhe que o adquira, na presença destes que aqui estão sentados e na presença dos líderes do meu povo. Se quer resgatar esta propriedade, resgate-a. Se não, diga-me, para que eu o saiba. Pois ninguém tem esse direito, a não ser você; e depois eu". "Eu a resgatarei", respondeu ele. Boaz, porém, lhe disse: "No dia em que você adquirir as terras de Noemi e da moabita Rute, estará adquirindo também a viúva do falecido, para manter o nome dele em sua herança". Diante disso, o resgatador respondeu: "Nesse caso não poderei resgatá-la, pois poria em risco a minha propriedade. Resgate-a você mesmo. Eu não poderei fazê-lo! "
( Antigamente, em Israel, para que o resgate e a transferência de propriedade fossem válidos, a pessoa tirava a sandália e a dava ao outro. Assim oficializavam os negócios em Israel. ) Quando, pois, o resgatador disse a Boaz: "Adquira-a você mesmo! ", ele também tirou a sandália. Então Boaz anunciou aos líderes e a todo o povo ali presente: "Vocês hoje são testemunhas de que estou adquirindo de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, de Quiliom e de Malom. Também estou adquirindo o direito de ter como mulher a moabita Rute, viúva de Malom, para manter o nome do falecido sobre a sua herança e para que o seu nome não desapareça do meio da sua família ou dos registros da cidade. Vocês hoje são testemunhas disso! " Os líderes e todos os que estavam na porta confirmaram: "Somos testemunhas! Faça o Senhor com essa mulher que está entrando em sua família, como fez com Raquel e Lia, que juntas formaram as tribos de Israel. Seja poderoso em Efrata e ganhe fama em Belém! E com os filhos que o Senhor lhe conceder dessa jovem, seja a sua família como a de Perez, que Tamar deu a Judá! " Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho. As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel! O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! " Noemi pôs o menino no colo, e passou a cuidar dele. As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho! " e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi. Esta é a história da descendência de Perez: Perez gerou Hezrom; Hezrom gerou Rão; Rão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz; Boaz gerou Obede; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou Davi." Rute 4 (NVI)


   As "coincidências" continuam ocorrendo nesta história: o encontro do resgatador com Boaz nos remete à entrada de Rute em sua plantação (Rt 2.3). Apesar de todas as iniciativas humanas, Deus sempre direciona e orienta de forma que desfechos incríveis são delineados nas histórias, tanto nos textos bíblicos quanto em nossas vidas. Nos resta reconhecer e provar a benção de Deus.
   Toda a negociação foi feita de acordo com a lei vigente, diante de testemunhas e com o simbólico ato de retirar e vestir as sandálias. Boaz levou a sério o envolvimento com Rute e Noemi e foi perspicaz em seu discurso, contando a vantagem do resgate, e, assim que aceito, mostrando as implicações ao resgatador: este homem teria sobre si a responsabilidade de gerar um filho com a viúva podendo sofrer possíveis entraves familiares já que suas próprias heranças teriam que ser repartidas com outras pessoas além dos seus. Diante da proposta, o resgatador mais próximo anuncia sua recusa deixando a Boaz a responsabilidade de dar continuidade ao nome do falecido recebendo Rute como esposa em toda a formalidade necessária. 
   Noemi tinha razão! Nos versículos finais do capítulo 3, sua experiência e inteligência ficam novamente evidentes quando esta conclui que Boaz não descansaria até que resolvesse a questão completamente.
   Por fim, o filho gerado do amor entre Boaz e Rute é tido e comentando como filho de Noemi, filho de sua velhice e futura proteção financeira e emocional para esta que enfrentou as agruras do abandono e da miséria, da desconsolação e da amargura, mas que, em meados do capítulo 4, vê o seu Deus Fiel devolver-lhe a esperança e a alegria. As providências divinas para abençoar e proteger Noemi se estendem a toda a nação de Israel e a mim e a você, pois Rute se torna a bisavó do rei Davi, de quem procede Jesus Cristo na linhagem. Mais que um romance às escondidas, o livro de Rute aponta para a história da redenção e nos ensina que, através de tragédias extremas, Deus abraça e protege àqueles que lhe são fiéis. Nos questionamos tanto frente a doenças, violências, dores do físico e da alma, mas sempre poderemos confiar no Deus que rege a história do seu povo e cada história pessoal e esperar o consolo e os desfechos incríveis que certamente Ele dará, pois é detentor de todo o poder e nunca perde o controle. Coisas grandiosas nosso Deus ainda fará para Sua glória! Descanse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário