Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

terça-feira, 29 de março de 2011

Sara

Dia 15 de fevereiro a Julieta nos trouxe um estudo sobre a vida de Sara. Se você tem acompanhado nossos estudos, mas não esteve conosco neste dia, aproveite bem este pequenos resumo da vida desta mulher, que é conhecida pelo respeito e submissão outorgado a Abraão, como citado em 1 Pe 3.6 e cuja história se encontra em Gn 11.29,30; 12.10-20; 16.1-6; 20.1-18; 21.1-11 (recomendamos a leitura dos textos antes da continuação).

©       Quem foi?


Sara foi a esposa de Abraão e a bíblia a descreve como uma mulher muito bonita e atraente. Ela era estéril, portanto não dava filhos a Abraão, embora o próprio Senhor já os tinha alertado de que Sara seria mãe de uma grande nação. Sara foi citada entre os patriarcas (Hb 11.11) por seu exemplo de fé. Ela morreu em Hebrom (Gn 23.2) e foi sepultada em Macpela (Gn 23.19).

©   O que fez?


A bíblia narra vários episódios de sua vida, citaremos apenas alguns. Sara riu da promessa do Senhor de que seria mãe, pois já era “avançada em anos” e até então não havia gerado filhos. Na sua impaciência em esperar a resposta de Deus, Sara pediu ao marido que se deitasse com sua serva Hagar, para gerar descendência por meio dela. E quando Hagar engravida, começa a esnobar de sua senhora. Bastante enfurecida, Sara passa a maltratá-la a tal ponto que Hagar foge. E mais tarde, quando Hagar retorna, Sara também pede a Abraão que a expulse por causa da rivalidade entre seus filhos. Rivalidade que perduraria, como conseqüência da antecipação da promessa, embora Deus, como soberano, torna o mal em bem e não se esquece de Abraão e Sara (e também de Hagar), pois Ele é fiel a promessa que fez ao seu povo.

©       Quais lições podemos aprender?


Primeiro, aprendemos sobre Deus e sua fidelidade ao povo e ao pacto que fez. Este Deus fiel dos patriarcas é o mesmo Deus fiel hoje e cumprirá seus propósitos eternos em nossas vidas, como mulheres e filhas dEle.
Sara não precisaria antecipar a promessa, pois ela viria como um milagre do próprio Deus, que torna a impossibilidade em possibilidade real e tangível. Nossa paciência também deve ser exercitada, quando esperamos que Deus cumpra aquilo que prometeu em Sua Palavra (e Ele não prometeu uma casa melhor, roupas melhores ou um marido melhor, mas prometeu cuidar dos seus filhos, dar-lhes consolo, um “jugo suave e um fardo leve” (Mt 11.28-30), prometeu a eternidade, entre outras coisas). Às vezes somos pegas às pressas, correndo atrás de coisas sem sentido, tentando dar um “jeitinho” naquilo que pensamos ser o melhor quando Deus está pedindo que descansemos nEle porque Ele resolverá. Precisamos confiar em Deus.

Outros assuntos e lições comentados na reunião: submissão/indução do marido ao pecado/coragem diante das conseqüências de nossas decisões/rivalidade de Isaque e Ismael.

Participe conosco!!!! Será uma grande benção para nós e para você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário