Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A mulher de Potifar

     No dia 22 de março, a Silmara esteve entre nós trazendo grandes desafios de alguns versículos de Gêsensis 39 que narram a história da mulher de Potifar. Acompanhe abaixo:

©       Quem foi?
Primeiro, Potifar era um egípcio, oficial do faraó e capitão da guarda. Sua história se cruza com a de José no momento em que ele o compra dos ismaelitas. Estes já o tinham adquirido de seus irmãos, que ao invés de matá-lo, entregam-no por vinte peças de prata. Mas a Bíblia conta que Deus estava com José e o abençoava em tudo. Potifar o encarregou de sua casa e bens e, por causa de Deus, tudo prosperava aos cuidados de José. José era ainda jovem e bastante atraente e a mulher de Potifar passou a assediá-lo constantemente, embora ele permanecesse resistente às suas investidas. Logo, esta mulher rica, influente, provavelmente muito bonita, era alguém cujo coração se tornava propenso à queda, através da cobiça, como percebemos em sua trajetória.

©       O que fez?
     Tanto assediava José que este evitava sua presença. Certo dia, farta de suas recusas, ela o agarra, mas José, numa mostra de grande domínio próprio e temor a Deus, foge dela, deixando para trás o seu manto. Esta mulher rejeitada sente a afronta na fuga e arquiteta um plano para acabar com José, deixando evidente seu orgulho ferido e mostrando do que é capaz de fazer para sair "por cima" da situação. Ela distorce o fato ocorrido, dizendo aos empregados e ao seu marido que José tentou abusar dela, mas que, ao gritar por socorro, ele fugiu, deixando para trás seu manto. Pobre José! Vítima das mentiras de um coração corrupto é levado para a prisão!

©       Quais lições podemos aprender?
A mulher de Potifar demonstrou com suas atitudes o que havia por dentro: um coração intranquilo com sua vida, bens, posição social, casamento. Quando cobiçamos algo que não nos pertence também damos mostras de nossa insatisfação e ingratidão. Ao invés de desfrutar, ela preferiu "mirar a grama do vizinho" e a cobiça deu lugar ao ódio da rejeição, que deu lugar à mentira e dissimulação, que levou José ao cárcere.
Deus, claro, não se esqueceu de José e tinha planos para ele, mas as atitudes dessa mulher nos levam a uma reflexão mais profunda. Até onde sou capaz de ir para estar bem com meu ego? Até onde sou capaz de ir para ter meus desejos realizados? Até onde sou capaz de ir para encobrir meus erros? O foco principal do texto é a vida de José e o plano de Deus para o seu povo e Deus permitiu que essa mulher cruzasse seu caminho para que aprendêssemos sobre Sua soberania, graça e planos, sobre o caráter irrepreensível de José e sua paciência de esperar em Deus e também que Deus honra as escolhas sábias que fazemos. Com isso aprendido, não há espaço para o egoísmo, a sedução e a mentira nos planos de Deus. Não há espaço para dissimulação e orgulho. A mulher de Potifar foi usada, na verdade, para levar José ao lugar certo no tempo certo. Deus permitiu tudo isso, mas Ele não é conivente com os erros dela, tampouco a fez pecar. O pecado já estava latente em seu próprio coração. Mas Deus tornou o mal em bem na vida de José. Infelizmente conhecemos algumas mulheres que seriam capazes de fazer o que ela fez. E por vezes nós temos as mesmas atitudes ou semelhantes à dela: passar uma história a outros de maneira exagerada; usar uma roupa que evidencie nossos corpos de maneira indevida só para alimentar o ego, deixar outra pessoa levar a culpa para não assumir um erro, reagir maliciosamente à rejeição, cobiçar coisas que não nos pertencem...
Finalmente, a Bíblia pouco fala da mulher de Potifar, mas estes pouco versos trazem inúmeras lições e observações. A esperança é que todas nós, através de autoreflexão, possamos perceber nossos erros e deixar-nos moldar pelo Espírito Santo.

Participe conosco da MFP todas às terças!!!! Será uma grande benção para nós e para você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário