Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Débora

     Dia 17 de maio nos reunimos novamente para estudar sobre Débora. Mais uma mulher deixando seu legado na história e fazendo a diferença com a benção de Deus. Podemos encontrar maiores detalhes em Juízes 4 (recomendamos a leitura do texto bíblico primeiramente). 

©       Quem foi?
     Débora foi mulher, juíza, profetisa, esposa de Lapidote. Sua influência se estendia por todo o povo de Israel, uma vez que era procurada para decidir suas questões. 
     Viveu numa época em que as palavras e orientações de Deus foram esquecidas e cada um fazia o que achava certo aos seus próprios olhos, sem parâmetros, desregradamente. O povo de Deus vivia as amargas consequências de sua desobediência (Juízes 2), pois havia deixado a idolatria e a imoralidade penetrar em seu meio através da influência dos povos inimigos que viviam entre eles. Entraram num ciclo de guerra-clamor a Deus-paz-guerra-clamor a Deus-paz. Em momentos de tormenta militar, clamavam por socorro ao Deus de seus antepassados, mas em tempos de paz íam-se esquecendo pouco a pouco dos feitos de Deus. Uma completa bagunça autoinfligida. Até mesmo os juízes que Deus levantou pecaram e viveram em desacordo com as orientações de Deus.  
     Débora está inserida neste contexto. Mas ela era fiel, corajosa e sábia e o Senhor a levanta num tempo em que os homens deixaram de cumprir seus papéis (Jz 4.8 e 5.7): estes deveriam liderar como também ir à guerra. Mas havia esta lacuna na liderança.

©       O que fez?
     Como já citado, ela liderava Israel. Na história consta que esta convenceu Baraque a lutar contra o rei Jabim, especialmente contra o comandante de seu exército, Sísera, que contava com uma potência militar e uma coligação poderosa: muitos soldados e novecentos carros de ferro à sua disposição. Este reinado oprimia o povo de Deus, até Débora se levantar e conclamar Baraque para a batalha. Mas Baraque foi, como outros de seu tempo, um líder fraco e respondeu que só lutaria se Débora estivesse com ele. Embora uma das funções do profeta daquele tempo seria lutar em guerras, ela era uma mulher e supomos que estava desobrigada dessa atividade. Logo notamos sua coragem, pois Débora foi à guerra com Baraque e disse a ele que, por causa de sua covardia, a honra não seria dele, mas de uma mulher (no caso Jael que, também, muito ousada deu cabo à vida do comandante Sísera).

©       Quais lições podemos aprender?
     Por causa da fraqueza dos homens, Deus levanta esta mulher, pois Ele usa a quem quer para cumprir seus propósitos. Juízes não é um livro normativo para a questão da liderança feminina uma vez que era uma época sem lei, cada um fazia o que bem entendia. Existiram outras profetisas, mas não era comum em vista da sociedade patriarcal e predominância masculina. 
     Débora foi uma mulher de fé, pois creu na vitória prenunciada por Deus mesmo em vista de um exército mais poderoso que o seu e foi à batalha mesmo não sendo sua obrigação. 
   Acima de tudo, conhecemos mais a respeito de Deus, que faz grandes coisas mesmo em situações aparentemente impossíveis aos olhos humanos. Pois, pelo Seu poder, humilha, nós, homens, e vence uma guerra considerada invencível do ponto de vista militar e bélico. Precisamos apenas de fé, coragem e, a palavra-chave, DISPONIBILIDADE. E ele, friso, pelo Seu poder, efetua a obra. Aceite os desafios de Deus para você tendo em vista o seu papel, como mulher, na Bíblia e o objetivo para o qual foi criada e o mais está nas mãos de Deus. A obra será realizada, pois quem nos dirige é o Seu autor!

  Participe conosco da MFP todas às terças!!!! Será uma grande benção para nós e para você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário