Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

sábado, 14 de maio de 2011

Raquel

     Dia 15 de março a Fran compartilhou conosco um pouco da história de Raquel. Acompanhe abaixo o que se encontra em Gênesis 29 e se estende até o capítulo 35 e reflita através das observações:

©       Quem foi?
     Filha de Labão e Milca, Raquel foi pastora de ovelhas e foi dada como esposa a Jacó, de quem também era prima, em troca de quatorze anos de serviço prestados ao seu pai. Tinha uma irmã chamada Lia que também foi esposa de Jacó. Labão prometeu dar a Jacó sua filha Raquel em troca de sete anos de trabalho, e ao final dos anos, Lia foi dada em lugar de Raquel. Enganado, Jacó aceitou trabalhar mais sete anos por ela, que se tornou a sua esposa amada e morreu durante o parto de seu segundo filho.

©       O que fez?
     Raquel não dava filhos a Jacó ao passo que Lia era fértil. Raquel teve tanto ciúme da irmã que entregou sua serva Bila ao marido para que pudesse gerar descendência por meio dela.
     Tempos depois, Deus a favoreceu e Raquel teve ainda dois filhos com Jacó: José e Benjamim.
     Mais tarde, antes de seu marido voltar para sua terra levando toda a família, Raquel rouba os ídolos de seu pai e o engana não o deixando saber que estavam com ela.

©       Quais lições podemos aprender?
     Esta história nos ensina sobre a graça de Deus. Apesar da mentira, do ciúme e da inveja, Deus abençoa Raquel com filhos. Sua rivalidade com Lia começa com o erro da poligamia, que não era o ideal de Deus, e se estende ao coração de Raquel, pois esta sabia da importância cultural de gerar descendência, porém decide dar um "jeitinho" na situação em lugar de esperar em Deus e cede à competitividade. Novamente, e esta lição permeou todas as histórias estudadas até aqui, Deus demonstra sua fidelidade, pois através dos doze filhos de Jacó se estabeleceram as doze tribos de Israel. 
     Esperar em Deus e confiar em suas respostas aos nossos pedidos é o caminho para uma vida de fé e dependência. E não importa o que aconteça ao nosso redor - quais escolhas as pessoas têm feito e o que podem possuir -  nosso alvo é a vontade de Deus e rivalidade e competição atraem problemas para nós mesmas.

          Participe conosco da MFP todas às terças!!!! Será uma grande benção para nós e para você!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário