Este blog é feito especialmente e com carinho para todas as mulheres que buscam crescimento através da leitura e meditação nas Escrituras para que possam a cada dia assemelhar-se mais e mais ao Filho Jesus Cristo e, assim, agradar e servir ao Pai.

Seja bem-vinda!!!! Fique a vontade para ler nossas postagens e deixar seus comentários e considerações!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Recém-Nascido 3 - Rotina

     Gosto muito de um livro intitulado "Nana Nenê" de Gary Ezzo e Robert Buckman. Eu o ganhei de minha mãe quando engravidei do meu primeiro filho. E como foi bom (obrigada, mãe)!!
     Seu objetivo é conscientizar as mães da importância da rotina na vida do bebê, pois assim, em poucas semanas, cerca de oito, seu filhote já é capaz de distinguir entre dia e noite e possivelmente estará dormindo, num intervalo de mamadas, de oito a nove horas. Funcionou perfeitamente com meu primeiro filho e está no processo com meu segundo bebê que já fica sem mamar das 22h às 5h desde a quinta semana de vida.
     Alguns abominam o método. Eu o achei muito coerente e importante (principalmente se você não tem babá nem faxineira e acumula ainda uma série de outros compromissos) e gostaria de compartilhar alguns dos diversos conselhos deste livro. Um dos autores é um pediatra muito experiente.

- Mantenha uma rotina de alimentação em intervalos de três horas (eu fiz assim: 7h, 10h, 13h, 16h, 19h, 22h e mais uma mamada de madrugada em que o bebê acordará sozinho, nos demais horários acorde-o se estiver dormindo e mantenha-o acordado até que o período de amamentação termine).
- Siga a rotina: amamentação + tempo acordado + tempo dormindo (nos primeiros dias de vida é impossível o tempo acordado, mas assim que o bebê começar a ficar mais desperto, inclua este tempo). Amamentação + tempo acordado = 1h30 e tempo dormindo = 1h30.
- Se em oito semanas seu filhote anida estiver fazendo a mamada da madrugada tente ir esticando o horário em que ele mama.. Ex: se ele acorda todo dia às 5h, experimente fazê-lo esperar até às 5h30, quando você perceber que ele já se habitou ao novo horário, experimente chegar até às 6h, e assim vai, até chegar no horário em que você deseja que ele desperte todos os dias. Um pouco de choro é normal para fazê-lo esperar a hora, já que ele vai querer mamar por força do hábito (o relógio biológico é incrível). Uns 15-20 minutos de choro não vão desidratá-lo, nem matá-lo, ele não ficará psicótico quando adulto, sequer vai lembrar dessas noites e, acredite, aconteceu comigo e com outras amigas que agiram assim, em algumas noites isso passa e você terá um bebê dormindo a noite toda e uma mãe mais disposta e feliz para cuidar dele!

     Os autores dão ainda muitas outras dicas, como tipos de choro, desenvolvimento do bebê, criando gêmeos, leite materno X leite artificial, uso da chupeta, do berço, cercadinho, morte súbita, fraldas, vacinação....
     Eu li e recomendo! Se você seguiu algum tipo de rotina que deu certo, seja por instinto ou por alguma leitura, compartilhe conosco. Peço isso porque tenho visto muitas mulheres completamente estressadas com crianças maiores de um ano que ainda não dormem a noite. Estes dias soube de um pediatra que virou papai e compartilhou que tudo o que ele estudou na faculdade sobre a livre demanda é muito lindo, perfeito, porém na prática nenhuma mãe aguenta oferecer o peito cada vez que o bebê chora, pois ela não conseguiria fazer absolutamente mais nada e que a rotina era o melhor caminho para uma mãe mais tranquila. Foi irônico ao dizer que acredita que o autor da livre demanda era um homem! Rs...
     À todas as mães um sono tranquilo!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário